sábado, 13 de julho de 2013

Kyosho Mazda 787B #55 1991 (LeMans Wins 1991)

Mazda 787b #55 1991



O Mazda 787b é um carro de corrida incrível, projetado para participar da Sportscar Championship, All Japan Sports Prototype Championship, bem como as 24 Horas de Le Mans para os anos de 1990 e 1991. 

O carro em questão é o Mazda 787b nº 55, que era pintado com as cores da Renown, fabricante de roupas do Japão, as cores eram Laranja e Verde, foi guiado pelos pilotos Johnny Herbert, Volker Weidler e Bertrand Gachot completando 362 voltas e cobrindo 4932,2 km, vencendo a prova com tanta maestria que depois de sua vitória as regras de LeMans foram alteradas tornando inviável a utilização do carro ou de qualquer outro com motor Wakel.



Essa lenda era capaz de estourar seus tímpanos, seu propulsor tem um ronco inconfundível, possível de escutar no link a seguir:
O Motor era um poderoso WANKEL (Motor Rotativo) denominado de R26B, aspirado com quatro rotores, seu tamanho era de 2.616 cc, que segundo o site  da “Mazda Motor Museum” conseguia produzir 930 cavalos e alcançava 10.500 rpm, porém esta configuração não foi usada na prova de LeMans.

Sua Transmissão foi projetada em conjunto com a Porsche e tinha 5 velocidades. Também é o carro detentor da única vitória japonesa em LeMans e o primeiro e único a vencer a prova com um motor Wankel. Este carro numero 55 esta devidamente guardado no museu da Mazda em Hiroshima.


Kyosho Mazda 787B #55 1991 (LeMans Wins 1991)



A Marca da Miniatura é a Kyosho que fabrica sonhos na escala 1/64, a serie em questão é a “MiniCar”, confesso que ultimamente andei decepcionado com esta serie pois seu nível de detalhe, acabamento e qualidade diminuíram, porém esta miniatura é uma exceção a regra, sendo muito caprichada, o motivo é claro, a mesma miniatura já tinha sido fabricada pela marca em sua serie de miniaturas mais detalhadas a Beads Collection, assim esta miniatura esta acima da média da serie “MiniCar”.
  

A Parte da frente da miniatura é bem feita, todos os grafismos estão ali e são muito bonitos, totalmente legíveis, a entrada de ar central é “vazada”, porém as entradas laterais frontais, que ficam embaixo dos faróis, sequer receberam uma pintura nesse detalhe.

Os faróis são um detalhe especial, pois estão corretos sem pinos de fixação, a pintura interna do farol esta na cor correta, a única coisa que faltou é a seta indicadora (pisca), que no carro real ficava centralizado em cima dos faróis e na miniatura esta faltando. A capa do farol é muito bonita e transparente.


Note os espelhos retrovisores, estão exatamente onde deveriam estar. Um detalhe que chama atenção que só se encontra em miniaturas da serie Beads é o limpador do para-brisa, é uma peça avulsa, muito bem feita com ótima proporção, um detalhe importante e raro nas miniaturas 1/64.


A Parte traseira da miniatura tem seus grafismos da forma correta e com proporção adequada, acima dos grafismos é possível notar uma saída de ar que tem profundidade, detalhe muito positivo herdado da serie “Beads Collection”, os difusores de ar estão dispostos como no carro real. O ponto negativo fica nas lanternas que são apenas pintadas, o ponto positivo fica na atenção a barra transversal em cima das saídas de ar, e no suporte do aerofólio que esta no local correto.




A Parte superior sem duvida é muito bonita, começamos pelo aerofólio que tem sua proporção adequada com seu grafismo perfeito, note as saídas de ar da parte de cima da traseira, com tamanho diferente do lado esquerdo para o direito, isso é incrível, a atenção aos minudencies aqui foi bem minuciosa.


Ainda é possível notar as janelas laterais, os grafismos com os nomes dos pilotos, na foto não ficou perfeito de visualizar mas acreditem, todos os grafismos são legíveis, alguns só podem ser observados com uma lupa, este é um detalhe super importante nesta miniatura. Ainda na parte traseira é possível notar as entradas de ar que são perfeitas.

Na parte dianteira as saídas de ar tem uma profundidade muito boa e também é possível notar os espelhos retrovisores que estão ali da forma certa, apesar de não ter a “película reflexiva”.


A lateral direita sem duvida é linda, todos os grafismos legíveis, os números dispostos de forma correta, as saídas e entradas de ar são vazadas com bastante profundidade.


As rodas dessa miniatura são um espetáculo, em especial a traseira que para os olhos mais atentos tem três cores, de fora para dentro, cromado, prata e na “estrela” da roda dourado. Na dianteira é branca com aro cromado. Os Pneus estão na proporção exata como deveriam ser, ou seja, na traseira maior do que na dianteira.



Na lateral esquerda todos os grafismos estão corretos, os números dispostos de forma exata ao 1/1, as saídas e entradas de ar são vazadas com bastante profundidade. E um detalhe importante, o escapamento esta no lado correto, repare que as duas laterais são bem diferentes, como é no carro real.



A parte de baixo como em quase todo carro de corrida moderno não tem muita coisa para ver, apenas o difusor traseiro. Note que essa miniatura não é mais “rebitada”, agora é parafusada como já ocorria nas Ferrari’s da marca, isto é um ponto positivo, principalmente para quem gosta de customizar a miniatura. Porém aquele “buraco” que você vê na parte traseira é o novo jeito de fixar a miniatura na base, convenhamos ficou ridículo para uma miniatura 1/64.



É difícil de olhar no interior dessa miniatura, mas tudo esta lá em perfeitas condições e proporções, mas nada pintado como acontece nos CMS e Minichamps.


No geral esta miniatura é bem feita, para entusiastas da Mazda e da marca Kyosho vale o esforço de conseguir essa preciosidade, por mais que essa “Minicar” tenha seus defeitos, dificilmente será possível encontrar algo melhor de outra marca na escala 1/64, mas caso você queira mais detalhes sem duvida nenhuma fique com a miniatura da Beads Collection.


Quase estava me esquecendo, é possível movimentar a miniatura, parece estranho falar isso, mas é que algumas miniaturas da serie “minicar” são “travadas”, como é o caso da Kyosho Lamborghini Aventador.

2 comentários:

  1. Hermoso Mazda Alberto, en realidad no parece ser en 1/64, ¡parece más grande!
    Es la variante ganadora en Le Mans 1991; tengo, en 1/43, el de 1989, con los mismos (bellos) colores:
    http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/2012/10/161-mazda-767b.html
    Abrazos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda sua miniatura amigo, os kyosho 1/64 tendem a ser bem feitos.
      Inclui seu blog na lista de sites indicados.
      Forte abraço

      Excluir