sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Original Mercedes-Benz G63 6x6 AMG 1/64

Dealer Mercedes-Benz G63 6x6 AMG 1/64


A miniatura 1/64 da Mercedes-Benz G63 6X6 AMG foi apresentada recentemente, logo após o lançamento apresentei aqui no Blogger todas as versões, inclusive os primeiros links dos anúncios de venda, o lançamento da miniatura não estava previsto, só após os anúncios no ebay que alguns colecionadores ficaram sabendo sobre a miniatura.


Link do Blog sobre o lançamento da miniatura:

https://brasil164.blogspot.com/2018/09/original-mercedes-benz-g63-6x6-amg-164.html


 Foi uma surpresa boa, tenho a opinião de que é melhor o fato da miniatura ser lançada sem alarde, ao contrário do que algumas marcas como a TSM tem feito, divulgando com meses de antecedência os modelos que pretende produzir, gerando expectativa e o pior, atrasando as datas de lançamento.


O modelo foi apresentado em três cores (preto, verde e branco) e uma no estilo de pintura Gulf,  quando se pesquisa pelo modelo 1/1 nos sites de busca da internet, é possível visualizar que o modelo preto é o mais característico, porém, na miniatura a cor preta pode esconder alguns detalhes. 

É relativamente comum a cor branca, a verde chega a ser difícil encontrar um carro real. O estilo de pintura Gulf, apesar de não ter encontrado um carro real nas minhas buscas, é interessante pois atinge o público que gosta desse tema, além do mais, esse estilo de pintura parece ter casado bem com a miniatura.  


É perceptível a atenção do fabricante aos mínimos detalhes, inclusive no transporte, como por exemplo a fita que envolve a miniatura na base, apesar da miniatura ser parafusada, o transporte pode ser tão abrupto e descuidado como é o caso dos correios brasileiros, existindo a possibilidade da miniatura soltar da base, com a fita essa possibilidade é praticamente anulada, é uma espécie de precaução.


Ainda descrevendo a atenção da fabricante, é possível ver um pequeno pedaço de papel seda entre a miniatura e a fita, onde existe contato, o papel é para não danificar a pintura delicada.

Talvez a fixação da miniatura deveria ter dois parafusos, visto que é um modelo grande, existe pelo menos um relato do colecionador Gabriel Rangel de que a miniatura chegou solta da base, assim se justifica uma fixação melhor.


Não é possível observar menção a um fabricante da escala 1/64, apenas existe menção ao fabricante do carro real que é a Mercedes-benz, portanto é possível considerar que trata-se de uma Dealer.


As rodas tem o desenho igual ao 1/1, porém, não possuem discos de freio, peça que é comum em miniaturas desse nível, os pneus são de borracha.

Os faróis e lanternas são de acrílico, os faróis possuem pinos de fixação marcando seu desenho interno, método já descartado por algumas fabricantes.

Contribuição Gabriel Rangel: Soleiras das portas na cor prata em peça separada.

A pintura é excelente, os emblemas são legíveis e estão nos lugares corretos, os retrovisores são peças separadas, assim como para-choque, santo-antônio, limpadores do para-brisa, estepe, entrada de ar na frente do para-brisa e "chapéu" acima do para-brisa.

Não consegui notar detalhamentos internos com pintura, mas o interior parece bem representado.


Na parte de baixo chama a atenção os parafusos de fixação, método melhor que o rebite, facilitando o trabalho dos customizadores. O escapamento é pintado, porém apenas parcial, o modelo kyosho do G55, é muito superior neste ponto, visto que possui o escapamento integral em peça separada e pintada.

Link modelo kyosho


A miniatura possui alguns detalhes interessantes, como é o caso da pequena antena, que apesar de parecer um item ultrapassado nos dias atuais, em desertos que são terrenos que o carro 1/1 se propõe a andar, ainda é um item utilizado em razão da distância dos grandes centros urbanos.

Os limpadores do para-brisa são peças separadas com bom acabamento, não possuindo rebarbas nos plásticos. Existe um pequeno "chapéu" na parte superior do para-brisa que provavelmente é um item que no carro real serve para bloquear parcialmente o sol, na miniatura a peça está muito bem representada.

Em peça separada ainda é possível ver a pequena entrada de ar na frente do para-brisa.


A parte traseira teve atenção aos detalhes, o "santo-antônio" é uma peça separada que encaixada no diecast, existe um estepe que tem o mesmo nível de detalhes das rodas, porém talvez aqui exista o único defeito da miniatura, no carro real a parte inferior da janela traseira não é preta e sim na cor da carroceria, ou seja, nesta miniatura deveria ser branca. 

1/1:


Talvez exista algum modelo, ano ou versão específica que a parte da janela seja pintada de preto, porém não consegui achar nenhuma na configuração da miniatura, portanto provavelmente é um erro.
Na miniatura de cor preta obviamente este pequeno erro não é aparente e acaba sendo anulado.


A G63 possui uma excelente pintura, os emblemas são perfeitamente legíveis, em comparação a Kyosho G55 nota-se a diferença no teto-solar, que no kyosho é de acrílico, no G63 é apenas "moldado".


As duas miniaturas fazem um bela dupla, para quem coleciona Mercedes-Benz em especial as AMG são itens indispensáveis na coleção.


 A miniatura fica muito bem ao lado do Lamborghini LM002 da Kyosho, são duas miniaturas com detalhes em nível de excelência, os carros 1/1 que elas representam são conhecidos por atender os Sheiks árabes. 


As três juntas ficam perfeitas para uma foto em diorama ou local com "areia" imitando o deserto.

No geral a miniatura é boa, vale o seu valor, possui todas as qualidades que uma 1/64 premium deve ter, merecendo estar nas melhores coleções, para quem procura modelos mais baratos existem algumas opções como é o caso da Matchbox, porém com um nível muito inferior de detalhes, considerada brinquedo, oferecida a 1/10 do valor da Original/Dealer. Sem dúvida vale a pena ficar com a Dealer apesar do valor elevado.

Mercedes-Benz G63 6x6 AMG











Nenhum comentário:

Postar um comentário