Mazda 787b #55 1991
O Mazda 787b é um carro de corrida incrível, projetado para participar
da Sportscar Championship, All Japan Sports Prototype Championship, bem como
as 24 Horas de Le Mans para os anos de 1990 e 1991.
O carro em questão é o Mazda 787b nº 55, que era pintado com as cores da
Renown, fabricante de roupas do Japão, as cores eram Laranja e Verde, foi
guiado pelos pilotos Johnny Herbert, Volker Weidler e Bertrand Gachot completando
362 voltas e cobrindo 4932,2 km, vencendo a prova com tanta maestria que depois
de sua vitória as regras de LeMans foram alteradas tornando inviável a
utilização do carro ou de qualquer outro com motor Wakel.
Essa lenda era capaz de estourar seus tímpanos, seu propulsor tem um
ronco inconfundível, possível de escutar no link a seguir:
O Motor era um poderoso WANKEL (Motor Rotativo) denominado de R26B,
aspirado com quatro rotores, seu tamanho era de 2.616 cc, que segundo o site da “Mazda Motor Museum” conseguia produzir 930
cavalos e alcançava 10.500 rpm, porém esta configuração não foi usada na prova
de LeMans.
Sua Transmissão foi projetada em conjunto com a Porsche e tinha 5
velocidades. Também é o carro detentor da única vitória japonesa em LeMans e o primeiro
e único a vencer a prova com um motor Wankel. Este
carro numero 55 esta devidamente guardado no museu da Mazda em Hiroshima.
Kyosho Mazda 787B #55 1991 (LeMans Wins 1991)
A Marca da Miniatura é a Kyosho que fabrica sonhos na escala 1/64, a
serie em questão é a “MiniCar”, confesso que ultimamente andei decepcionado com
esta serie pois seu nível de detalhe, acabamento e qualidade diminuíram, porém
esta miniatura é uma exceção a regra, sendo muito caprichada, o motivo é claro,
a mesma miniatura já tinha sido fabricada pela marca em sua serie de miniaturas
mais detalhadas a Beads Collection, assim esta miniatura esta acima da média da
serie “MiniCar”.
A Parte da frente da miniatura é bem feita, todos os grafismos estão ali
e são muito bonitos, totalmente legíveis, a entrada de ar central é “vazada”,
porém as entradas laterais frontais, que ficam embaixo dos faróis, sequer
receberam uma pintura nesse detalhe.
Os faróis são um detalhe especial, pois estão corretos sem pinos de
fixação, a pintura interna do farol esta na cor correta, a única coisa que
faltou é a seta indicadora (pisca), que no carro real ficava centralizado em
cima dos faróis e na miniatura esta faltando. A capa do farol é muito bonita e
transparente.
Note os espelhos retrovisores, estão exatamente onde deveriam estar. Um
detalhe que chama atenção que só se encontra em miniaturas da serie Beads é o
limpador do para-brisa, é uma peça avulsa, muito bem feita com ótima proporção, um detalhe importante e raro nas miniaturas 1/64.
A Parte traseira da miniatura tem seus grafismos da forma correta e com proporção
adequada, acima dos grafismos é possível notar uma saída de ar que tem
profundidade, detalhe muito positivo herdado da serie “Beads Collection”, os
difusores de ar estão dispostos como no carro real. O ponto negativo fica nas
lanternas que são apenas pintadas, o ponto positivo fica na atenção a barra
transversal em cima das saídas de ar, e no suporte do aerofólio que esta no
local correto.
A Parte superior sem duvida é muito bonita, começamos pelo aerofólio que
tem sua proporção adequada com seu grafismo perfeito, note as saídas de ar da
parte de cima da traseira, com tamanho diferente do lado esquerdo para o
direito, isso é incrível, a atenção aos minudencies aqui foi bem minuciosa.
Ainda é possível notar as janelas laterais, os grafismos com os nomes
dos pilotos, na foto não ficou perfeito de visualizar mas acreditem, todos os
grafismos são legíveis, alguns só podem ser observados com uma lupa, este é um
detalhe super importante nesta miniatura. Ainda na parte traseira é possível
notar as entradas de ar que são perfeitas.
Na parte dianteira as saídas de ar tem uma profundidade muito boa e também é possível notar os espelhos retrovisores que estão ali da forma certa, apesar
de não ter a “película reflexiva”.
A lateral direita sem duvida é linda, todos os grafismos legíveis, os
números dispostos de forma correta, as saídas e entradas de ar são vazadas com
bastante profundidade.
As rodas dessa miniatura são um espetáculo, em especial a traseira que
para os olhos mais atentos tem três cores, de fora para dentro, cromado, prata e na “estrela” da roda dourado.
Na dianteira é branca com aro cromado. Os Pneus estão na proporção exata como
deveriam ser, ou seja, na traseira maior do que na dianteira.
Na lateral esquerda todos os grafismos estão corretos, os números
dispostos de forma exata ao 1/1, as saídas e entradas de ar são vazadas com
bastante profundidade. E um detalhe importante, o escapamento esta no lado
correto, repare que as duas laterais são bem diferentes, como é no carro real.
A parte de baixo como em quase todo carro de corrida moderno não tem
muita coisa para ver, apenas o difusor traseiro. Note que essa miniatura não é mais “rebitada”, agora é parafusada como
já ocorria nas Ferrari’s da marca, isto é um ponto positivo, principalmente
para quem gosta de customizar a miniatura. Porém aquele “buraco” que você vê na
parte traseira é o novo jeito de fixar a miniatura na base, convenhamos ficou ridículo
para uma miniatura 1/64.
É difícil de olhar no interior dessa miniatura, mas tudo esta lá em
perfeitas condições e proporções, mas nada pintado como acontece nos CMS e
Minichamps.
No geral esta miniatura é bem feita, para entusiastas da Mazda e da
marca Kyosho vale o esforço de conseguir essa preciosidade, por mais que essa “Minicar”
tenha seus defeitos, dificilmente será possível encontrar algo melhor de outra
marca na escala 1/64, mas caso você queira mais detalhes sem duvida nenhuma fique com a miniatura
da Beads Collection.
Quase estava me esquecendo, é possível movimentar a miniatura, parece
estranho falar isso, mas é que algumas miniaturas da serie “minicar” são
“travadas”, como é o caso da Kyosho Lamborghini Aventador.
Hermoso Mazda Alberto, en realidad no parece ser en 1/64, ¡parece más grande!
ResponderExcluirEs la variante ganadora en Le Mans 1991; tengo, en 1/43, el de 1989, con los mismos (bellos) colores:
http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/2012/10/161-mazda-767b.html
Abrazos!
Linda sua miniatura amigo, os kyosho 1/64 tendem a ser bem feitos.
ExcluirInclui seu blog na lista de sites indicados.
Forte abraço