domingo, 14 de julho de 2013

Tomica Limited Mitsuoka Orochi

Mitsuoka Orochi


O Mitsuoka Orochi é um carro esportivo japonês, foi originalmente apresentado em 2001 no evento “Tokyo Motor Show” como um carro conceito baseado na plataforma do Honda NSX.   Foi finalizado em outubro de 2006, porém a marca começou a entregar o carro em 2007. A produção foi limitada a 400 unidades em quatro anos.


Seu motor era o V6 3179cc de 294cv da Honda proveniente do esportivo NSX. O nome é derivado de um lendário dragão japonês de oito cabeças e oito caudas chamado de “Yamata no Orochi” (ヤマタノオロチ em japonês).

 Tomica Limited Mitsuoka Orochi


A miniatura é da Tomica, marca fundada em 1924 mas em 1970 que entrou forte no mercado diecast, portanto é uma empresa que tem tradição na fabricação de miniaturas em especial na escala 1/64, o Orochi é da serie LIMITED, uma serie mais caprichada da marca.


A frente da miniatura possui os 4 faróis de acrílico, sem pinos de fixação, muito bem feitos, as grades são pintadas da forma correta, no capo da parte frontal os detalhes foram pintados corretamente.


A traseira não tem lanternas de acrílico, mas são perfeitamente pintadas e muito bem detalhadas inclusive com o filete do brake light que é tão fino que não apareceu na foto, a grade traseira é bem detalhada, os grafismos são excelentes, ainda é possível ver a ponteira dupla dos escapamentos.


A parte superior frontal é muito bonita, o capo é correto cheio de detalhes, o teto tem um relevo central, considero esta miniatura difícil de “fazer” em 1/64 pois é cheia de ângulos que em uma escala tão pequena fica difícil reproduzir.



A parte superior traseira é especial com o capo traseiro todo detalhado, aquele detalhe central é a reprodução de uma grade e é muito bem pintada.



Um detalhe importante que chama a atenção dos colecionadores é capo traseiro do motor que abre, mostrando o motor V6 3.2 de 294cv da Honda, o propulsor é representado por uma plaqueta com alguns ressaltos pintados, o espaço entre as partes móveis é aceitável, a escolha dessa parte para "abrir" na miniatura foi excelente.



O interior da miniatura é muito bom, o painel em preto, bancos e console em bege, tudo em ótima proporção. O único detalhe negativo é o espelho retrovisor interno que é um relevo interno no para-brisa pintado de preto, dando um aspecto barato na miniatura, deveria ser uma peça avulsa ou inclusa no teto da cabine de pilotagem.


As duas laterais são iguais e cheias de ângulos. 


Existem detalhes positivos nas laterais como a entrada de ar atrás da porta que é bem detalhada, a atenção ao filete que sai da lanterna traseira em direção a lateral do carro, os vidros das portas detalhados (no carro 1/1 eram dois), os grafismos corretos e as rodas que apesar de pequenas em proporção são bem feitas e “vazadas” com pneus de borracha.


Há alguns detalhes negativos como o vidro vigia lateral traseiro, esse detalhe é apenas pintado não sendo uma peça de acrílico como deveria ser. E agora a pior parte da miniatura, simplesmente esqueceram os espelhos retrovisores externos tornando a miniatura incompleta.  


A parte de baixo tem pouca coisa para ver, apenas os escapamentos e alguns detalhes da suspensão são pintados. Uma coisa interessante para se notar é a escala 1/63, não sei porque não fizeram na 1/64, porém a diferença entre essas escalas é quase imperceptível. Também em baixo esta escrito “Made in Vietnam” ou seja, não foi produzida na china como a maioria maçante das miniaturas 1/64, os pneus são de borracha mas não são detalhados.


Apesar da miniatura apresentar alguns detalhes inaceitáveis em uma reprodução desse nível, como a falta de retrovisores e o vigia lateral traseiro ser apenas pintado a miniatura ainda é aceitável.


A Tomica é a única marca que fabrica uma reprodução do Orochi de forma aceitável em 1/64 ou seria 1/63?


Agradeço ao amigo Arnes Diecast, foi ele que me conseguiu o Mitusuoka Orochi, uma joia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário