Mitsuoka Orochi
O Mitsuoka Orochi é um carro esportivo japonês, foi originalmente apresentado em 2001 no evento “Tokyo Motor Show” como um carro conceito baseado na
plataforma do Honda NSX. Foi finalizado em outubro de 2006, porém a marca começou a
entregar o carro em 2007. A produção foi limitada a 400 unidades em quatro anos.
Seu motor era o V6 3179cc de 294cv da Honda proveniente do esportivo NSX. O nome é derivado de um lendário dragão japonês de oito cabeças e oito
caudas chamado de “Yamata no Orochi” (ヤマタノオロチ em japonês).
Tomica Limited Mitsuoka Orochi
A miniatura é da Tomica, marca fundada em 1924 mas em 1970 que entrou forte no
mercado diecast, portanto é uma empresa que tem tradição na fabricação de
miniaturas em especial na escala 1/64, o Orochi é da serie LIMITED, uma serie
mais caprichada da marca.
A frente da miniatura
possui os 4 faróis de acrílico, sem pinos de fixação, muito bem feitos, as grades são pintadas da
forma correta, no capo da parte frontal os detalhes foram pintados corretamente.
A traseira não tem
lanternas de acrílico, mas são perfeitamente pintadas e muito bem detalhadas
inclusive com o filete do brake light que é tão fino que não apareceu na foto, a grade traseira é bem detalhada, os
grafismos são excelentes, ainda é possível ver a ponteira dupla dos escapamentos.
A parte superior
frontal é muito bonita, o capo é correto cheio de detalhes, o teto tem um relevo
central, considero esta miniatura difícil de “fazer” em 1/64 pois é cheia de ângulos que em uma escala tão pequena fica difícil reproduzir.
A parte superior traseira é especial com o capo traseiro todo detalhado, aquele detalhe central é a reprodução de uma grade e é muito bem pintada.
Um detalhe importante que chama a atenção dos colecionadores é capo traseiro do motor que abre, mostrando o motor V6 3.2 de 294cv da Honda, o propulsor é representado por uma plaqueta com alguns ressaltos pintados,
o espaço entre as partes móveis é aceitável, a escolha dessa parte para "abrir" na miniatura foi excelente.
O interior da
miniatura é muito bom, o painel em preto, bancos e console em bege, tudo em ótima proporção. O único detalhe negativo é o espelho retrovisor
interno que é um relevo interno no para-brisa pintado de preto, dando um aspecto
barato na miniatura, deveria ser uma peça avulsa ou inclusa no teto da cabine
de pilotagem.
As duas laterais são
iguais e cheias de ângulos.
Existem detalhes
positivos nas laterais como a entrada de ar atrás da porta que é bem detalhada,
a atenção ao filete que sai da lanterna traseira em direção a lateral do carro,
os vidros das portas detalhados (no carro 1/1 eram dois), os grafismos corretos e
as rodas que apesar de pequenas em proporção são bem feitas e “vazadas” com
pneus de borracha.
Há alguns detalhes
negativos como o vidro vigia lateral traseiro, esse detalhe é apenas pintado não sendo
uma peça de acrílico como deveria ser. E agora a pior parte da miniatura, simplesmente esqueceram os espelhos retrovisores
externos tornando a miniatura incompleta.
A parte de baixo tem pouca
coisa para ver, apenas os escapamentos e alguns detalhes da suspensão são
pintados. Uma coisa interessante para se notar é a escala 1/63, não sei porque
não fizeram na 1/64, porém a diferença entre essas escalas é quase imperceptível. Também em baixo esta escrito “Made in Vietnam” ou seja, não foi produzida na china como
a maioria maçante das miniaturas 1/64, os pneus são de borracha mas não são
detalhados.
Apesar da miniatura apresentar alguns detalhes inaceitáveis em uma reprodução desse nível, como a falta de retrovisores e o vigia lateral traseiro ser apenas pintado a miniatura ainda é aceitável.
A Tomica é a única marca que fabrica uma reprodução do Orochi de forma aceitável em 1/64 ou seria 1/63?
Agradeço ao amigo Arnes Diecast, foi ele que me conseguiu o Mitusuoka Orochi, uma joia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário