Gumpert Apollo 2009
O Gumpert Apollo é um automóvel super-esportivo produzido pela marca alemã Gumpert Sportwagenmanufaktur GmbH em 2004, em Outubro de 2005 começou sua produção oficial. O seu motor tem configuração V8 de 4163 cc (de origem AUDI) com 2 turbos, em sua versão de entrada são 650 cavalos, existem ainda a versão SPORTS de 750 cv e a versão RACE de 850 cv que é a mais completa.
Para os ambientalistas de plantão existe uma versão híbrida que pode entregar 591cv, alimentado por um V8 3.3 litros twin-turbo acoplado a um motor elétrico de 100 kW.
O carro é seguro passou nos testes de colisão da Europa e dos EUA, também passou nos testes de emissão de poluentes. Na versão de 650HP seu desempenho é muito bom, com a velocidade máxima de 360,4 kmh (223,9 mph), 0-100 km/h (62 mph) em 3,1 segundos e 0-200 km/h (120 mph) em 9,1 segundos. Em um teste feito pelo famoso programa de televisão TOP GEAR em Dunsfold o carro conseguiu o tempo de 1:17.1.
O carro é seguro passou nos testes de colisão da Europa e dos EUA, também passou nos testes de emissão de poluentes. Na versão de 650HP seu desempenho é muito bom, com a velocidade máxima de 360,4 kmh (223,9 mph), 0-100 km/h (62 mph) em 3,1 segundos e 0-200 km/h (120 mph) em 9,1 segundos. Em um teste feito pelo famoso programa de televisão TOP GEAR em Dunsfold o carro conseguiu o tempo de 1:17.1.
SIKU GUMPERT APOLLO 2009 1/60
Coleciono miniaturas na escala 1/64, é no minimo estranho começar as postagens desse blogger com uma miniatura 1/60, porém é a única que tenho em mãos neste momento.Vamos para a descrição da miniatura.
A marca da miniatura é a Siku, sediada na cidade de Lüdenscheid na Alemanha, a empresa já tem certa tradição em produzir miniaturas principalmente na escala 1/55, existem varias sub-series dessa marca, porém o Gumpert Apollo é da "Super Serie", e seus detalhes são bem superiores a de outras miniaturas da mesma serie.
A parte da frente da miniatura é bem honesta, o logo da Gumpert é bem detalhado e legível, todas as grades frontais são detalhadas e pintadas, os faróis são de acrílico, porém com os horrorosos pinos de fixação que acabam estragando um pouco o visual da miniatura, outro ponto negativo é o para-brisa, sendo excessivamente escuro, dificultando visualizar seu interior, mas os limpadores de para-brisa estão lá em "alto-relevo".
A parte traseira da miniatura é muito boa, todas as "grades" são detalhadas e pintadas de preto, o aerofólio é feito de metal, as lanternas traseiras são de acrílico e avermelhadas, diferente um pouco do carro original, as escritas GUMPERT e APOLLO são legíveis e fiéis a forma do carro 1/1, porém um pouco grande em proporção a traseira do carro, ainda é possível notar o difusor de ar na parte inferior da miniatura.
Na parte superior a primeira coisa que se nota é a grade do motor, muito bem detalhada, é possível reparar também na linha que separa o capo do motor ao Cockpit, o Scoop é uma peça que recebeu atenção em sua proporção, porém faltou uma pintura preta na parte de sua "absorção de ar", para dar um "ar" de profundidade, o mesmo ocorreu nas saídas de ar traseira do Cockpit.
A lateral da miniatura foi bem feita, da para reparar nas entradas de ar detalhadas e pintadas, e no bocal do tanque de combustível que esta no lado correto, os espelhos retrovisores estão lá, e para olhares mais atentos a um pequeno ressalto atrás dos para-lamas dianteiros ao qual seria um luz de "seta" ou "pisca".
As rodas da miniatura seguem o padrão geral da Siku, são corretas em proporção, inclusive com a roda e pneu traseiro maior do que a roda e pneu dianteiro, como é no carro real, porém o detalhe negativo dessas rodas é que não são "vazadas" e faltou uma pintura nelas, os pneus são de borracha, um detalhe positivo.
Agora o detalhe que sem duvida é ponto mais alto dessa miniatura, as porta abrem! Coisa rara em miniaturas que representam super-esportivos dessa escala nesse nível de detalhamento. O espaço entre as portas e o cockpit é aceitável, a miniatura fica muito bonita com as portas abertas, a Siku tem costume em caprichar nesse detalhe em suas miniaturas mais atuais, geralmente nas miniaturas da marca, alguma parte da miniatura "abre", e sem duvida nesta miniatura a abertura das portas foi uma bela escolha.
Como na maioria dos super-esportivos atuais não há muito o que se ver em baixo, apenas os difusores de ar, destarte a Siku tem o bom costume de colocar alguns dados do carro em baixo de suas miniaturas, nesse caso é possivel notar os seguintes dados: 650 PS, 478KW, 7200 U/min, 4163 ccm, 360km/h, 8 Zyl. que são alguns dados de desempenho e motorização do carro, o numero 1444 sinceramente não sei o que é, mas pode ser o numero de serie dessa miniatura.
A coloração da pintura da miniatura segue os parâmetros do carro original, a proporção da miniatura para sua escala é excelente, no seu interior é possível encontrar o espelho retrovisor, painel, bancos e o volante que é desproporcional ao resto do conjunto.
É necessário informar que é possível encontrar diferenças do carro real para com a miniatura, mas o Gumpert Apollo 1/1 teve sua produção praticamente artesanal, assim um modelo em sua maioria é diferente do outro.
No Geral a miniatura é boa, para um Siku é excelente pois esta acima do nível que a marca geralmente fabrica. Cabe ressaltar que o modelo é Raro aqui no Brasil e foi o amigo Danilo Silva que conseguiu essa preciosidade para mim, de "bônus" ainda chegou um filme do Making Off do filme LeMans, confesso que estou muito feliz, obrigado amigo pela oportunidade de ter essa raridade e pelo presente LeMans Making Off.
E agora vai um comentário bem pessoal, de alguma forma a frente desse GUMPERT APOLLO me lembra a do Lexus LF-A.
Fico muito feliz que tenha gostado !
ResponderExcluirBello auto Alberto, demasiado moderno para mi gusto, pero bello al fin. Me gusta tu blog.
ResponderExcluirAbrazos!
http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/
PD: te agrego en mi blog como "blog amigo".
ResponderExcluirObrigado, também adicionei seu blog nas pagina indicadas.
ExcluirForte abraço amigo.